Como se depilar para o parto? Veja o que pode e o que não pode ser feito antes de dar à luz

Entre os preparativos para o parto, a depilação é um dos cuidados que a gestante pode adiantar em casa ao invés de fazê-lo na maternidade. Mas qual a maneira certa de fazer depilação para o parto? É melhor usar cera ou lâmina? Descubra.

Como se depilar para o parto normal

A ginecologista e obstetra Mariana Halla do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, explica que não é necessária a retirada total dos pelos pubianos. “Recomenda-se uma depilação não muito cavada, de acordo com o hábito da mulher”. É importante fazer uma boa limpeza da região antes e depois do procedimento. A especialista recomenda o uso de sabonetes antissépticos após a retirada dos pelos.

Como se depilar para o parto cesárea

No caso do parto cirúrgico, Mariana Halla conta que não é necessário fazer a depilação antes da internação. A depilação poder ser feita no momento do parto, em ambiente hospitalar, o que resultará em uma menor colonização de microrganismos patogênicos.

Tipos de depilação contraindicados antes do parto

Depilação a laser ou com luz pulsada

“Essas técnicas não são recomendadas durante a gestação devido à falta de estudos que comprovem sua segurança para mãe e bebê”, explica a obstetra.

Cremes depilatórios

Eles também devem ser evitados porque não há estudos científicos que comprovem que os cremes não são passados da corrente sanguínea materna para o feto.

Lâminas

“Esse método aumenta as chances de aparecimento de pelos encravados, foliculites e de colonização de micro-organismos patogênicos para dentro da cavidade abdominal”, explica a obstetra. Caso a gestante prefira usar a lâmina, recomenda-se pedir ajuda para alguém no momento da depilação e sempre usar uma lâmina nova e descartável. “Não use as lâminas expostas no banheiro, pois são grandes fontes de contaminação, principalmente se a imunidade estiver baixa”, recomenda.

Depilação com cera antes do parto

Não há contraindicação em fazer depilação com cera, apenas uma recomendação: “no dia da depilação com cera, não use roupa apertada para não favorecer o surgimento de pelos encravados”, aconselha a obstetra.

Quanto tempo antes do parto devo fazer depilação?

Para as mulheres que têm parto agendado, vale a pena saber que a depilação deve ser feita preferencialmente até dois dias antes do parto. Quando ela é feita com a cera, esse intervalo de tempo é insuficiente para que o pelo cresça e cause foliculite, inflamação do folículo capilar que pode conter bactérias causadoras de doenças.

Disponível no Portal Vix

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?