Sabonete íntimo: Perguntas frequentes

Vamos falar de sabonete íntimo?

Listei aqui as 7 perguntas mais frequentes que recebo na clínica sobre esse tema:

1. Qual a principal função do sabonete especial para higiene íntima?

Fazer a limpeza local sem alterar o ph, evitando o ressecamento e protegendo contra infecções e coceiras. A maioria dos sabonetes são alcalinos, então devemos dar preferência aos neutros ou próprios para o local.

 2. Você acredita que a relação da mulher com o odor da vagina tem a ver com a falta de intimidade dela com o próprio corpo?

A vagina é constituída de uma flora de microrganismos bastante extensa, deixando um odor característico. Este é um ponto importante. Além disso, a vagina é úmida em condições normais e, mesmo sem infecção, existe sim uma secreção clara e de odor sui generis. Uma boa relação com o corpo e intimidade precisa ser estabelecida desde a infância e adolescência, com muita orientação e não punição e sem propósitos.

3. Qual o PH vaginal ideal?

Entre 3.8 e 4.2, ou seja, um PH ácido. Nessas condições mantemos a integridade da mucosa e deixamos mais eficaz a barreira de defesa local

4. Como fazer a limpeza correta nessa região?

A limpeza deve ser diária, mas não exagerada. Higienizar-se sempre de frente para trás após evacuar e se for possível, lavar-se após evacuar. O mesmo deve ser feito após relações sexuais.

5. Pode usar sabonete líquido todos os dias?

Poder pode, mas não é necessariamente obrigatório, há mulheres que estão bem adaptadas com sabonetes do tipo glicerina, por exemplo. Seja qual for a escolha, nunca deixar a espuma por muito tempo no local e enxaguar de forma abundante. Secar bem a região após o banho.

6. É aconselhável o uso de duchas e sabonetes bactericidas? Se não, por quê?

Não. As duchas devem ser evitadas pois levam toda a defesa embora. Outro ponto importante é nunca utilizar sabonete internamente, apenas no introito da vagina

7. Algumas mulheres fazem a higiene com lenços umedecidos, perfumes e até hidratantes. Isso é prejudicial? 

No caso de lenços ou perfumes pode ser prejudicial além de levar a alergias com irritações no local. Agora, se a mulher já fez uso de lenços e não teve reação alguma, deve reservar seu uso para situações especiais e não rotineiramente. Quanto ao hidratante, se for específico para a vagina e a base de água, não há problema algum.